quarta-feira, 21 de novembro de 2012

WinRT

O Windows 8 apresenta uma mudança significativa no sistema operacional da Microsoft, principalmente para nós desenvolvedores.

Agora o Windows tem "duas dimensões". A dimensão desktop, que se parece muito com o Windows 7 e seus antecessores, e a "nova dimensão" que foi inicialmente chamada de Metro, mas que hoje é chamada simplesmente de Windows 8.


É fundamental entender que apesar de ser um único sistema operacional, em cada uma dessas dimensões do Windows 8 roda um runtime diferente. 

No modo Desktop temos o .NET Framework 4.5, e assim como no Windws 7, aqui podemos desenvolver toda a sorte de aplicações Desktop (Console, Windows Forms ou WPF).

Já no novo modo temos o WinRT (Windows runtime), que é um subset do .NET Framework. Veja na figura a seguir como a Microsoft estruturou essa arquitetura do Windows 8.


Aplicações que rodam no WinRT devem seguir uma série de guidelines da Microsoft, e irão executar num contexto muito mais seguro e controlado. A começar, as aplicações deste lado do Windows só poderão ser instaladas pela Loja da Microsoft, em um modelo muito similar da loja de aplicativos da Apple.

Alias esse é o grande motivo do Windows estar tomando essa nova cara. A partir dessa versão o Windows passa a ser um sistema operacional bem mais amigável e compatível com os Tablets.

Desenvolver aplicativos para WinRT exige uma mudança de paradigma. A nossa vantagem é que O Visual Studio 2012 nos dá todo o suporte necessário para a criação destes tipos de aplicativos. Temos até uma edição Express do Visual Studio, exclusiva para o desenvolvimento de aplicações para o WinRT.

Grande Abraço e até a próxima!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Go To Line

Quando temos que lidar com classes grandes, um recurso muito útil é o "Go To Line". É uma janela que nos permite navegar rapidamente até uma determinada Linha do Código. 



A tecla de atalho para acessar a janela "Go To Line" é o CTRL+ G

Grande Abraço e até a próxima!