terça-feira, 27 de setembro de 2016

C# 6.0 - using static

No C# 6.0 nós temos um novo recurso chamado using static. Esse recurso nos permite declarar o uso de classes estáticas da mesma forma que declaramos o uso de namespaces, veja o exemplo:



Note que diferente do using tradicional, onde declaramos um namespace, com o using static declaramos o uso de uma classe, nesse caso a classe Console. Com isso temos acesso direto à todos os métodos estáticos dessa classe.

Abraço!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

C# 6.0 - Expression Body

Sabe aquelas propriedades e métodos onde temos apenas uma linha com o retorno de alguma expressão?



No C# 6.0 agora temos uma forma bem mais simples de declarar essas propriedades e métodos:



Esse recurso é chamado de Expression Body.

Abraço!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

C# 6.0 - Inicialização de Propriedades

A partir do C# 6.0 nós temos a possibilidade de inicializar propriedades da classe na própria declaração das mesmas, assim como fazemos com atributos, veja:


Abraço!

sábado, 17 de setembro de 2016

C# 6.0 - Interpolação de Strings

Concatenação de strings todo mundo conhece:



Também podemos trabalhar com formatação de strings, usando o método estático Format da classe String. Veja que a "concatenação" é feita através de parâmetros indexados e posicionados com chaves.



No C# 6.0 temos o recurso de Interpolação de strings. Veja que para interpolar precisamos de um $ antes da string. Isso funciona como um template, sendo que o que está dentro das chaves é compilado para formar a string:



Certamente uma forma muito mais simples de trabalhar com strings!

Abraço!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

C# 6.0 - Propagação de NULL

Antes do C# 6.0, para evitar as tão temidas NullReferenceException, era comum esse tipo de código:


Veja que estamos verificando se o parâmetro cliente é diferente de null, antes de verificar o Limite de Crédito. Isso é necessário porque se o parâmetro for null, teremos uma exceção do tipo NullReferenceException ao tentar acessar a propriedade LimiteCredito.

Com o C# 6.0 temos o recurso de Propagação de null (null Propagation), e o nosso código pode ser simplificado assim:


Note que para acessar a propriedade LimiteCredito do objeto cliente, estamos usando o operador ? antes do ponto. Esse é o operador que permite a propagação de null.

Isso significa que se o parâmetro cliente for null, esse null será propagado para a propriedade LimiteCredito em vez de estourar a exception. Como essa propriedade é do tipo decimal que não permite null, o valor "propagado" será o valor default do decimal, que é 0.

Com isso evitamos as NullReferenceException de uma forma muito mais simples e elegante.

Grande Abraço!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Exibindo Caracteres de Espaço e TAB

Para visualizar os caracteres de espaço e TAB no editor de código do Visual Studio, basta utilizar as teclas de atalho: Ctrl-R, Ctrl-W


Esse recurso é bastante útil para visualizar as linhas de indentação do código. Se quiser parar de exibir os caracteres de espaço/TAB, basta repetir as mesmas teclas de atalho.

Abraço!