Eu particularmente gostei de duas palestras em específico. Neste post vou falar um pouco sobre uma destas palestras, ministrada pelo Regis Gimenis.
Nesta palestra o Regis demonstrou a infra-estrutura do Visual Studio Team System.
Se você é desenvolvedor, analista, dba, tester, ou desenpenha qualquer outra função em uma equipe de desenvolvimento de software, PRECISA conhecer o VSTS.
A primeira coisa que é preciso entender sobre o VSTS é que ele não é apenas um software que instalamos em um servidor para controlar as versões de um projeto.
Imagine integrar todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento e manutenção da sua aplicação? Isso é o VSTS, um conjunto de ferramentas integradas (dentre elas o próprio Visual Studio) que visa o gerenciamento de todo o ciclo de vida de um software.
Na palestra do Regis, pudemos conferir em detalhes toda as ferramentas que compõe o VSTS, e as possíveis implementações. Só para termos uma idéia básica dos softwares que podem integrar uma implementação do VSTS, aí vão alguns:
- Team Foundation Server: é o servidor do VSTS.
- Team Explorer: ferramenta que integra o VSTS no Visual Studio.
- Visual Studio Professional: necessário para os clients.
- SQL Server: onde os Projetos serão armazenados.
- SharePoint Services: integra funcionalidades de colaboração de documentos do projeto.
- VSTS Web Access: Ferramenta que junto com o SPS permite o acesso e interação aos projetos via Web.
- Project Server: possibilita um controle de cronograma e atividades vinculado ao ciclo de vida do desenvolvimento da aplicação.
Enfim, o conjunto de ferramentas que temos para a implementação do VSTS nos permite um gerenciamento de toda a cadeia que envolve o desenvolvimento das nossas aplicações.
Se você ainda não conhece o VSTS sugiro que dê uma olhada o quanto antes.
Grande Abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário