A Microsoft acabou de anunciar sua nova plataforma hoje no PDC em Los Angeles, o Windows Azure Services (http://www.microsoft.com/azure/default.mspx)
A princípio é uma plataforma on-line (ou nas nuvens) onde podemos utilizar serviços e distribuir nossas próprias aplicações. Em uma das demos, foi mostrado um novo template do Visual Studio, onde a aplicação ASP.NET foi publicada em um “pacote” que posteriormente foi distribuída no Azure.
Estamos falando em serviços e aplicações online. É a própria Microsoft colocando em prática o “Software+Services” que tanto tem sido falado nos últimos meses. O Windows Azure ou “Windows nas Nuvens” é o conjunto destes serviços online que aos poucos estão aparecendo: SQL Data Services, Live Services, SharePoint Services, entre outros.
Um em específico me chamou muito a atenção: o .NET Services, que a principio foi anunciado como um subset online do ”.NET Framework”, ganhando inclusive um novo logotipo. Será que o .NET vai para as nuvens também?
Tudo foi anunciado com o comprometimento de que as aplicações .NET que temos desenvolvidas, possam ser reaproveitadas no Azure.
Enfim, o Azure está em CTP, e você pode baixar as ferramentas para testá-lo através do link acima.
Ainda é cedo pra falar de detalhes ou nos preocupar com como isso vai nos afetar. De qualquer forma foi um grande anúncio. Isso é grande, e vai ter muita repercussão. Como o próprio Bob Muglia falou no KeyNote, “o Windows Azure é uma nova plataforma!”, comparando este PDC com o PDC onde o Windows NT foi lançado.
Mais noticias do PDC 2008 em breve!
Grande Abraço!
Visual Sutio, .NET, C#, ASP.NET MVC, NHibernate, WPF, DDD, TFS, TDD e Software em geral
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
PDC 2008: Windows Azure Services
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário