domingo, 8 de fevereiro de 2009

db4o – CRUD (parte 2)

Vamos agora ver como criar o nosso primeiro banco de dados no db40, e como realizar as quatro operações básicas de qualquer banco de dados: Inclusão, Alteração, Exclusão e Consulta (CRUD = Create, Read, Update e Delete).

A primeira coisa que fazemos quando vamos criar um banco de dados é definir a sua estrutura. Porém aqui estamos falando de um banco de dados orientado a objetos, e não um database relacional como o SQL Server ou Oracle.

A primeira coisa que você tem que saber sobre os databases OO é que a estrutura de dados é definida através de Classes e não de Tabelas. Na prática, o que temos que fazer é criar nossas classes em C#, no próprio Visual Studio.

Vou começar com um exemplo muito simples, porém preparado para comportar os exemplos mais avançados que veremos nos posts futuros. Sendo assim, criei no Visual Studio uma Solution chamada Algoritma, e dentro dessa solution adicionei um projeto do tipo Class Library, chamado Algoritma.Model. Será aqui que iremos criar as classes que definirão a estrutura de dados do nosso database.

Você pode criar suas classes usando o diagrama de classes do Visual Studio. Com ele o processo de modelagem fica bem mais simples e prático. Veja na imagem abaixo que eu criei uma classe chamada Country.



Através do Diagrama do Visual Studio nós podemos criar a nossa estrutura de classes, porém não vamos fugir de por a mão no código, para fazer alguns ajustes nestas classes. Sendo assim, edite a classe Country.cs para que fique como mostra o código abaixo:



Note que criamos três propriedades simples, que irão armazenar o ID do país, que será uma simples sigla, o Nome e um inteiro que irá representar a população daquele país. Em seguida temos um construtor simples que apenas inicializa as propriedades do objeto que está sendo instanciado.

Mais abaixo temos outros dois métodos. O AddPopulation() que simplesmente adiciona valores à População. Não tem um objetivo muito prático, mas vai nos ajudar a entender que apesar de estarmos falando de armazenamento, podemos definir métodos nas nossas classes.

E por fim o método ToString(), que foi sobrecarregado da classe Objects, e aqui irá retornar uma string que exibe todas as propriedades do país.

A princípio essa será a única classe que iremos criar. Veremos agora como criar um banco de dados no db4o e armazenar instancias da classe Country nele.

Antes disso você deve ter observado que até agora não utilizamos nenhum recurso do db4o. Esse é um diferencial importante, pois podemos definir nossas classes da maneira que quisermos, e o db4o se encarregará de armazenar os objetos no database.

Para criarmos nosso banco de dados no db40, vamos adicionar um novo projeto na Solution, agora do tipo Console Application. Neste exemplo eu criei um projeto chamado Algoritma.ConsoleApp.

De cara, neste projeto devemos adicionar duas referencias. Uma referencia ao projeto Algoritma.Model, para que possamos ter acesso à nossa classe Country. E uma referencia à DLL Db4objects.Db4o.dll, que como foi dito no post anterior, é a DLL principal do db4o. Essa DLL você provavelmente irá encontrar no seguinte caminho: C:\Program Files\Db4objects\db4o-7.4\bin\net-3.5.

Com as duas referências criadas, vamos agora ao processo de criação e abertura do banco de dados, que nada mais é do que uma simples linha de código na classe Program.cs, veja a seguir:



Como você pode notar estamos criando uma instancia da interface IObjectContainer, através do método estático OpenFile() da classe Db4oFactory. Veja que este método aponta para um arquivo com extensão .yap. Esta é a extensão dos databases do db4o, que neste caso foi nomeado como Algoritma.yap. Caso o arquivo não exista, ele será criado e aberto, caso exista será apenas aberto.

Em seguida temos uma estrutura try/finally que irá garantir que o database seja devidamente fechado assim que terminarmos de utilizá-lo.

Muito bem, com isso já podemos fazer nossos primeiros testes CRUD. Comecemos com um método de inclusão. Basta incluir o método do código abaixo e fazer a sua chamada no método Main, conforme você vê na própria listagem a seguir:




O Método InsetCountries está criando 3 instancias da classe Country, e armazenando-as no database através do método Store() que temos no IObjectContainer. Note que ao final estamos chamando o método Commit(). Este método está implicitamente concluindo a transação. A partir do momento em que abrimos o database, já estamos em uma transação. E após a chamada do método Commit() a transação atual foi concluída, e outra iniciada.

Execute sua aplicação e veja que os países são inclusos e exibidos na Console. Confira na Figura abaixo.



De tão simples parece estranho não é? Parece que não aconteceu nada, que estes objetos estão apenas na memória, e que ao finalizar a aplicação eles vão ser perdidos. Mas não, eles foram gravados em disco, lá no arquivo Algoritma.yap, e portanto estão armazenados no database db4o.

Vamos à prova. Voltando ao código da classe Program.cs, inclua agora o método SelectCountries conforme mostra o código abaixo, e no método Main(), substitua a chamada do método InsertCountries(), pelo SelectCountries().



Note que estamos fazendo uma consulta que irá retornar um IList contendo dos os objetos da classe Country que existirem no database. Essa é uma das diversas formas que existem para a realização de queries no db40. Veremos no decorrer dos exemplos outras formas.

Execute a aplicação e veja como mostra a imagem abaixo, que é exibido o total de países cadastrados, juntamente com os dados detalhados de cada país.



Abaixo temos o método UpdateCountry, que como você pode ver está realizando um outro tipo de pesquisa, utilizando o padrão QBE. QBE quer dizer Query By Example, ou “Consulta por Exemplo”. Isso significa que o db4o deverá nos retornar todos os objetos armazenados que forem iguais ao do exemplo passado no parâmetro.



A condição é realizada ignorando as propriedades definidas como null, ou zero no caso do inteiro. Com isso estamos recuperando apenas um objeto, no caso o com o ID igual a “FR”.

Com o objeto recuperado do database, podemos fazer a alteração que desejarmos e salvarmos essa alteração através do mesmo método Store(). Veja o resultado da execução deste código na figura a seguir:



Para finalizar segue o código do método DeleteCountry, que também usa QBE para recuperar o país US do database, e excluí-lo do banco.



O resultado da execução deste método você confere na figura abaixo:



Este foi apenas um exemplo básico de como criar um database db4o e realizar as operações mais simples com ele.

Mas aqui nós já podemos ver que o processo de gravação e recuperação dos dados é muito simples, bem mais simples do que estamos acostumados em ambientes de mapeamento objeto / relacional. Veremos muito mais facilidades nos próximos exemplos.

Nos próximos POSTs iremos ver quais são as principais formas de realizar Queries com o db40. Grande Abraço e até lá!

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