domingo, 17 de maio de 2009

Visual Studio 2010 e .NET Framework 4.0 BETA

Esta previsto para essa semana que começa hoje, o lançamento de uma versão beta do Visual Studio 2010 e .NET Framework 4.0. Até então tínhamos disponível uma versão CTP em máquina virtual, de outubro de 2008, mas que não mostra nem metade das novidades que virão nessa nova versão da plataforma.

A expectativa é que até quarta-feira (20/05) já tenhamos uma versão pública deste BETA. Se você for um assinante do MSDN, poderá baixar logo na segunda feira.

Nas últimas semanas eu tenho pesquisado bastante sobre as novidades que virão na nova versão da plataforma de desenvolvimento da Microsoft. E posso afirmar que muita coisa boa esta por vir. Teremos muitas novidades, em uma versão tão revolucionária quanto foi o VS2005/.NET 2.0, com relação ao seu antecessor.

Se você quiser sentir um gostinho do que está pra vir nessa nova versão, recomendo que assista uma série de vídeos disponíveis no Channel 9 (http://channel9.msdn.com/shows/10-4/). Eu mesmo estou terminando um artigo que será publicado em breve na .NET Magazine, tratando exclusivamente das novidades do Visual Studio 2010 e .NET Framework 4.0. E na medida do possível também colocarei aqui neste blog algumas dessas novidade.

Para não passar este post em branco, mostro agora uma das novidades do Visual Studio 2010 que eu achei mais útil. Não é nada de outro mundo, mas algo que há muito tempo fazia falta para quem vive oito horas por dia na frente do Visual Studio. É o chamado QuickSearch.

Sabe aqueles projetos com centenas de itens, onde perdemos um precioso tempo na Solution Explorer, só procurando pelo item que precisamos abrir? Pois é, agora no Visual Studio 2010 vamos ganhar o QuickSearch que vai simplificar e muito essa tarefa.

Basta estar com alguma janela de código aberta e utilizar o atalho: CTRL + , (sim, é CTRL + vírgula). Isso irá chamar a janela de Quick Search, que como você pode conferir na imagem abaixo, irá buscar qualquer item do projeto que satisfaça a condição textual.


Note que além de uma pesquisa textual simples, podemos fazer uma pesquisa apenas das letras maiúsculas utilizadas no padrão de nomenclatura CamelCase. Veja que só a utilização das siglas como GUN irá trazer como resultado da pesquisa o método GetUserName. Ao Selecionar o item desejado e clicar em OK, será aberto o arquivo onde o item selecionado se encontra.

Esta é só uma pequena e útil amostra do enorme conjunto de novidades que encontraremos no Visual Studio 2010 e .NET 4.0.

Grande Abraço e até a próxima!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Quem vem em primeiro lugar?

Como já expressei aqui e em outros lugares, sou um grande fã da DevExpress (http://www.devexpress.com/). Não só por ter um ótimo produto, mas por ter um atendimento e tempo de resposta formidável.

Mas esse POST não é sobre a DevExpress, e sim sobre a Newsletter que eles começaram a veicular recentemente, e pela mensagem deixada pelo CTO, Julian M Bucknall. Não vou falar mais nada, traduzo a mensagem dele aqui abaixo:

"Como desenvolvedores, nós nunca devemos perder de vista o fato que nós escrevemos software para nossos usuários finais, e não para nós mesmos. São os nossos usuários que pagam nossos salários. Seja literalmente, contratando nossos serviços ou comprando nossos produtos, ou indiretamente, contratando-nos como funcionários.

Muitas vezes, nós nos perdemos com o impressionante potencial do código que estamos escrevendo ou da tecnologia que estamos usando, e esquecemos que nossos usuários finais, na verdade não se importam. O que eles querem é uma experiência (user-experience) de qualidade, que os ajudem no seu trabalho, e que seja o mais simples possível; nada mais do que isso. Eles querem um software performático (ou software que dê ilusão de performance) para que se sintam produtivos. Eles não querem ver seu trabalho desaparecer no ar, por causa de uma falha de energia ou de rede. Eles querem fazer o seu trabalho em qualquer lugar onde possam estar.

Como desenvolvedores, é nosso trabalho atuar como intermediários entre as novidades tecnológicas e estas necessidades. Algumas vezes isso significa que temos que colocar de lado as novidades para satisfazer as necessidades, e ter um usuário feliz. Se os usuários ficarem felizes, eles vão voltar pedindo por mais e nós teremos uma nova chance com as novidades tecnológicas.

Então, coloque seus usuários em primeiro lugar, e as novidades tecnológicas é claro, vem em seguida.

Julian M Bucknall, CTO

Precisa dizer mais alguma coisa? Grande Abraço e até a próxima!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

E os vencedores são...

Os cinco vencedores da assinatura da Engenharia de Software Magazine são:

Miguel Henley

Alexandre Caneo

Rob Ranches

Ricardo Bernardino Augusto

Rodrigo Machado Santos



Parabéns a todos! Em breve o pessoal da DevMedia entrará em contato com vocês.

Grande Abraço e até a próxima!