segunda-feira, 11 de maio de 2009

Quem vem em primeiro lugar?

Como já expressei aqui e em outros lugares, sou um grande fã da DevExpress (http://www.devexpress.com/). Não só por ter um ótimo produto, mas por ter um atendimento e tempo de resposta formidável.

Mas esse POST não é sobre a DevExpress, e sim sobre a Newsletter que eles começaram a veicular recentemente, e pela mensagem deixada pelo CTO, Julian M Bucknall. Não vou falar mais nada, traduzo a mensagem dele aqui abaixo:

"Como desenvolvedores, nós nunca devemos perder de vista o fato que nós escrevemos software para nossos usuários finais, e não para nós mesmos. São os nossos usuários que pagam nossos salários. Seja literalmente, contratando nossos serviços ou comprando nossos produtos, ou indiretamente, contratando-nos como funcionários.

Muitas vezes, nós nos perdemos com o impressionante potencial do código que estamos escrevendo ou da tecnologia que estamos usando, e esquecemos que nossos usuários finais, na verdade não se importam. O que eles querem é uma experiência (user-experience) de qualidade, que os ajudem no seu trabalho, e que seja o mais simples possível; nada mais do que isso. Eles querem um software performático (ou software que dê ilusão de performance) para que se sintam produtivos. Eles não querem ver seu trabalho desaparecer no ar, por causa de uma falha de energia ou de rede. Eles querem fazer o seu trabalho em qualquer lugar onde possam estar.

Como desenvolvedores, é nosso trabalho atuar como intermediários entre as novidades tecnológicas e estas necessidades. Algumas vezes isso significa que temos que colocar de lado as novidades para satisfazer as necessidades, e ter um usuário feliz. Se os usuários ficarem felizes, eles vão voltar pedindo por mais e nós teremos uma nova chance com as novidades tecnológicas.

Então, coloque seus usuários em primeiro lugar, e as novidades tecnológicas é claro, vem em seguida.

Julian M Bucknall, CTO

Precisa dizer mais alguma coisa? Grande Abraço e até a próxima!

Um comentário:

  1. Excelente!

    Hoje mesmo enviei um email a um instrutor .net
    relatando a dificuldade que um iniciante tem de programar com qualidade.
    Programar com qualidade nao pressupoe utilizar somente ferramentas de ultima geracao, mas sim satisfazer o cliente, de forma que nao nos compliquemos numa suposta alteracao no projeto.
    Nao e dificil ver aulas que falam das novas tecnologias para CRUD. A cada mes, lancam uma nova forma de "CRUDAR". Ora, nao digo que isso e ruim, mas as aulas devem possuir um carater didatico e nao serem propagandas de novas tecnologias e boas praticas de programacao.
    As mesmas devem focar nos problemas de desenvolvimento e nao serem objeto de publicidade de grandes empresas.
    Precisamos saber o que fazer para compartilhar um aplicativo em rede, implementar niveis de acesso, assegurar bom desempenho etc. Nao queremos que nos encham com inumeros E.F`s e LINQ`s. Queremos aprender a resolver problemas!!!! e nao adminirar tecnologias.
    Fica aqui um desabafo do amigo Zeuxis Rafael!

    ResponderExcluir