sábado, 17 de junho de 2017

Análise de portabilidade para migrar para o .NET Core

Já estamos próximos da versão 2.0 do .NET Core. Se você ainda está na versão Full (.NET Framework 4.x), já é hora de começar a pensar em uma migração. Talvez não para agora, mas é importante preparar um planejamento para 1 ou 2 anos, para essa migração.

A Microsoft disponibiliza uma ferramenta interessante para essa tarefa. É o .NET Portability Analyser

É uma extensão do visual studio que você pode usar na versão 2015 ou 2017. Depois de instalado, você pode configurá-lo através do menu Analyze > Portability Analyzer Settings.

Nesse exemplo eu vou analisar a compatibilidade dos meus projetos com o .NET Core 2.0 e o .NET Standard 2.0.


Para fazer a análise, clique com o botão direito sobre a sua solution (ou projeto se preferir), e escolha a opção Analyze Assembly Portability.

Ao término, a seguinte janela irá aparecer, a partir da qual você poderá acessar o relatório da analise realizada. Note que nesse exemplo eu optei por gerar um relatório em Excel.

Na primeira planilha desse arquivo você vai encontrar um resumo indicando o % de portabilidade de cada um dos projetos da sua solução, para os Targets selecionados.

Na segunda planilha do arquivo você encontrará uma lista detalhada de todas as incompatibilidades encontradas. Note que você poderá filtrar por projeto, e que em alguns casos já existe uma orientação do que você deve fazer para conseguir portar para o target desejado.

E por fim, na terceira planilha do arquivo você pode ver a lista de assemblies que está utilizando, e que ainda não estão na API do .NET Portability Analyser, e portanto ainda não existe uma análise com relação à essas bibliotecas:

Essa ferramenta será muito útil no processo que você irá enfrentar ao migrar suas aplicações para o .NET Core.

Nenhum comentário:

Postar um comentário